O SaaS como modelo de negócios por assinatura se trata de um valor pago mensalmente ou anualmente para acessar aplicativos de software. Deste modo, ao invés de comprar e instalar os aplicativos diretamente no computador, você terá acesso de maneira recorrente a todos os aplicativos de software disponíveis na plataforma. 

Isso é possível porque os aplicativos ficam armazenados em uma rede de nuvem remota acessada pela web ou por uma API, e funcionando como um aluguel. 

O sucesso do modelo de assinatura é tão grande que até 2034 o mercado global de software como serviço (SaaS) deve alcançar cerca de US$ 1.251,35 bilhões

Este resultado é fruto do crescente aumento do número de PMEs e também pela adoção de serviços de nuvem pública pelas empresas. 

Saiba abaixo quais as principais vantagens, desafios e oportunidades no mercado de SaaS.

Vantagens do mercado de SaaS 

Enquanto para os clientes o custo x benefício é excelente, para as empresas as vantagens deste mercado de SaaS são inúmeras como uma receita previsível, um melhor fluxo de caixa devido aos pagamentos recorrentes e o longo prazo nas relações com seus clientes, o que possibilita o aumento na receita por meio de renovações e venda de outros produtos. 

A redução no custo de aquisição de novos clientes também diminui, considerando que os modelos de assinatura mantêm o foco principal na retenção dos clientes atuais, não necessitando investir grandes recursos na captação de novos.

Outra vantagem é a escalabilidade, visto que a expansão é prática e fácil, deste modo, à medida que sua base de clientes aumente você também cresce. O baixo custo inicial também deve ser considerado, pois não existe necessidade de muito recurso ou gastos com infraestrutura. 

O SaaS como modelo de negócios por assinatura também favorece a melhoria contínua dos aplicativos de software, afinal, o vínculo criado com seus clientes possibilita feedbacks autênticos, por meio do qual melhorias podem ser realizadas, como o desenvolvimento de novos recursos, por exemplo.

Desafios do mercado de SaaS

Apesar de todas as vantagens, os desafios também estão presentes no mercado de SaaS, entre os quais se destaca a retenção dos clientes, deste modo, como forma solucionar este problema, as empresas investem em suporte de qualidade, constantes atualizações e cobrança recorrente. 

Medidas de proteção também são outro ponto para se ter cautela, afinal, é importante garantir que todos os dados estejam seguros e em conformidade com a lei, como a LGPD. 

Manter a eficiência operacional diante de uma grande escala também é outro desafio, para isso, se faz necessário aprimorar a infraestrutura, garantindo que a experiência do seu cliente não seja comprometida com o aumento da sua base de usuários. 

Oportunidades no mercado de SaaS

Estamos diante de uma grande oportunidade, afinal, o mercado global de software como serviço (SaaS) está em um excelente momento, com taxa de crescimento de 13,3% até 2024 o mercado de SaaS se mostra bastante promissor. 

Além disso, algumas tendências no mercado de SaaS são a integração com tecnologias que favorecem a eficiência e inovações nas soluções como a inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) por meio das quais é possível realizar análises avançadas, personalização de experiências e automação de processos, deste modo, fica mais fácil manter o software sempre atualizado. 

Além disso, a computação de borda (edge computing) também está ganhando espaço, possibilitando que os dados sejam processados mais rapidamente e de maneira mais eficaz, ideal para aplicativos que realizam interações em tempo real. 

Estratégias para precificação 

A precificação ideal equilibra valor e lucro, deste modo, tenha em mente a renovação das assinaturas. Considere que clientes que realizam assinaturas anuais são os mais promissores, pois, possuem menos chances de solicitarem cancelamento tendo em vista que já realizaram a assinatura anual. 

Deste modo, incentive assinaturas anuais, ofereça valores mais acessíveis em comparação às assinaturas mensais. Após isso, realize um bom atendimento para aumentar as chances de renovação deste contrato anual. 

Também repense oferecer descontos, segundo um estudo, os clientes se sentem mais confiantes quando pagam valores mais altos, pois associam o valor à qualidade.  

Retenção de clientes no mercado de SaaS

A retenção dos clientes é um ponto delicado no mercado de SaaS, contudo, com as estratégias certas é possível obter bons resultados. Segundo uma pesquisa realizada pela Zippia aumentar a retenção de clientes em 5% aumenta os lucros em 25-95%. 

Além disso, a mesma pesquisa também ressalta que as chances para se vender para um novo cliente são 60-70%, enquanto que para um novo cliente as chances de fechamento são de 5-20%. 

Uma das maneiras de aumentar a retenção é compreender os motivos que levam seu cliente a permanecer com você! Deste modo, você pode aprimorar estes recursos promissores. 

Por outro lado, também é importante considerar os motivos de migração, afinal, porque você está perdendo clientes? O que seu concorrente está oferecendo de diferencial? O que te mantém competitivo no mercado? 

Outro ponto importante é avaliar de maneira constante o atendimento, visto que as empresas perdem mais de US$ 75 bilhões por ano devido ao mau atendimento ao cliente. Considerando estes pontos será mais fácil traçar uma estratégia eficaz para seu negócio.