No tempo da Era Digital, quem sai a frente são os mais inovadores! Deste modo, Aplicativos com Propósito Estratégico não apenas agregam as empresas, mas garantem que elas permaneçam competitivas. 

Podemos citar como exemplo, o Banco Original juntamente com o Neon e o Inter, foram os primeiros bancos a oferecer serviços bancários 100% digitais. A Magazine Luiza também é outro exemplo de sucesso, por meio da inovação a empresa obteve um crescimento de 241% em suas vendas digitais. 

A Tesla, em 2019, se tornou a montadora de maior valor nos EUA e o Google Ads, por meio dos lances inteligentes, usando Big Data e Inteligência Artificial faturou em 2021 US$ 6,1 bilhões com publicidade em apenas um trimestre.

Afinal, o que todas estas empresas de sucesso possuem em comum? A resposta mais certa seria que todas são líderes quando se trata de Aplicativos com Propósito Estratégico, ou seja, todas estão em busca de desenvolver ferramentas que agreguem e as ajude a alcançar suas metas. 

Como aplicativos estão redefinindo a experiência do usuário e a competitividade

A experiência do usuário se tornou o centro da atenção dos negócios lucrativos. Segundo uma pesquisa realizada com 2.166 consumidores brasileiros acima de 16 anos, em 2023, 65% relataram que já desistiram de realizar compras devido a experiências ruins. 

A pesquisa CX Trends, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, evidenciou a importância do cuidado na experiência do usuário em todas as etapas do processo de vendas. Segundo o resultado, 87% dos clientes dão preferência a marcas que oferecem uma boa experiência, enquanto 75% relatam que fazem isso mesmo que tenham de pagar mais caro. 

Deste modo, podemos ver como a experiência do usuário (UX) é fundamental na satisfação do cliente. Uma boa experiência resulta na fidelização do cliente a marca, por consequência, outros clientes são indicados de maneira orgânica, aumentando consideravelmente as chances de novas vendas. 

Logo, quem consegue desenvolver Aplicativos com Propósito Estratégico, que atenda a necessidade do usuário torna a empresa mais competitiva, embora não seja um processo fácil, com a ajuda do profissional correto é possível desenvolver aplicativos e software personalizado, garantindo soluções únicas para as necessidades do seu negócio. Entenda no tópico a seguir como a experiência do usuário (UX) funciona e quais seus impactos.

O que é experiência do usuário (UX)

A experiência do usuário (UX) surge por meio de Aplicativos com Propósito Estratégico, ou seja, desenvolvidos intencionalmente, deste modo, ela se refere a forma como uma pessoa interage e percebe um produto, serviço ou sistema. 

Ela engloba aspectos como usabilidade, acessibilidade, design, eficiência e satisfação durante a utilização. Uma boa UX busca tornar a navegação intuitiva, agradável e sem frustrações, garantindo que o usuário alcance seus objetivos com facilidade.  

No design de interfaces, UX envolve pesquisas, testes e a criação de soluções centradas no usuário para melhorar sua experiência. Empresas que investem em UX conseguem maior engajamento, fidelização e conversões. 

Além do aspecto digital, UX também se aplica a produtos físicos e serviços, influenciando diretamente a percepção e a satisfação do cliente. Assim, UX é essencial para criar experiências positivas e funcionais, pelas quais os clientes são fidelizados. 

Exemplos de apps que transformaram setores e processos empresariais

Alguns exemplos de Aplicativos com Propósito Estratégico que transformaram setores e processos empresariais são: 

Showroom Virtual Nissan: 

A montadora japonesa Nissan tem transformado o setor automotivo por meio de iniciativas inovadoras no digital. Em busca de oferecer uma melhor experiência do usuário (UX) a empresa digitalizou suas concessionárias, um programa chamado SERNISSAN. Além disso, a empresa também obteve o certificado de “LIMPO & SEGURO” demonstrando seu compromisso com a higiene e segurança de todos em relação ao Covid-19. 

Para melhorar seu atendimento ao cliente a empresa inovou com o recurso “Nissan Dealer+” que moderniza a apresentação dos produtos, tornando todo o processo de compra e entrega mais ágil.  Outro trunfo na manga é o “Showroom Virtual Nissan”, um Aplicativo com Propósito Estratégico que possibilita aos clientes, por meio da realidade virtual, conhecer todos os produtos da marca de maneira interativa. 

Dentre tantas inovações da montadora japonesa Nissan também estão os carros elétricos e híbridos, como o Nissan Note e Nissan Leaf. 

Aplicativo Wellow

A WW (Weight Watchers), grande empresa do mercado de nutrição e emagrecimento, com milhões de membros em todo o mundo. Como meio de se manter competitiva no mercado, desenvolveu um aplicativo inovador chamado Wellow. 

Por meio do Aplicativo Wellow a experiência do cliente melhorou, resultando em uma maior expansão e retenção. Por meio deste aplicativo é possível acessar receitas, obter informações nutricionais e gerenciar metas de perda de peso apenas com comando de voz. 

Este Aplicativo com Propósito Estratégico é personalizado a necessidade de cada cliente, realizando recomendações adequadas do consumo de carboidratos, calorias, proteínas e vitaminas.Concluindo, podemos ver que os Aplicativos com Propósito Estratégico são fundamentais para qualquer negócio de sucesso.

Se você está em busca de desenvolver um aplicativo ou software personalizado para as demandas da sua empresa, o momento é agora! Entre em contato conosco Clicando Aqui e saiba como vamos lhe ajudar nessa empreitada!