Se você está interessado em investir em um novo empreendimento, saber como identificar e validar novas oportunidades de negócio é essencial para sua expansão e sustentabilidade.

Por exemplo, quando os irmãos McDonald perceberam o interesse dos americanos por hambúrguer, batata frita e refrigerante, eles identificaram uma oportunidade de negócio. Da mesma forma, se você encontrar uma boa oportunidade e souber explorá-la corretamente, suas chances de sucesso serão muito maiores.

Essas oportunidades de negócio estão nas necessidades de um determinado mercado que ainda foram pouco exploradas. Saiba mais ao longo deste artigo!

Criando oportunidades

Segundo o best-seller internacional A Estratégia do Oceano Azul, existem dois tipos de mercado: o oceano azul e o oceano vermelho. Enquanto o oceano azul representa um mar de oportunidades ainda não exploradas de negócios, o oceano vermelho engloba todos os negócios já existentes, onde as empresas precisam superar suas rivais e disputar a maior fatia da demanda disponível.

Isso resulta em um ambiente de alta concorrência, menores expectativas de crescimento e lucro, e uma batalha intensa que “ensanguenta” o mercado, originando o conceito de oceano vermelho.

No oceano azul, a demanda ainda é inexplorada e o crescimento altamente lucrativo. Além disso, sua principal característica é a competição irrelevante, pois trata-se de uma nova oportunidade de negócio.

No mundo dos negócios convencional, a estratégia envolve tornar-se autoridade em determinado assunto, analisar o potencial financeiro do nicho e escolher uma posição estratégica baseada em baixo custo, diferenciação ou foco, sempre se comparando à concorrência de maneira contínua e sistemática.

No entanto, no oceano azul, em vez de focar em superar a concorrência, as empresas a tornam irrelevante ao oferecer saltos no valor para seus clientes, criando novos espaços de mercado ainda não explorados.

Identificando novas oportunidades de negócio

Identificar uma oportunidade de negócio é uma tarefa desafiadora, mas fundamental para quem não deseja depender apenas da intuição ou da sorte.

Para isso, segundo Mauborgne e Kim, autores da obra, é possível utilizar a análise dos grupos estratégicos, que são empresas que atuam no mesmo setor, adotam estratégias semelhantes e se classificam hierarquicamente com base em dois critérios: preço e desempenho.

Um exemplo disso são BMW, Jaguar e Mercedes-Benz, que buscam constantemente superar umas às outras no mercado de carros de luxo, embora, para o consumidor, elas nem sempre pareçam estar competindo diretamente entre si.

A oportunidade surge quando se percebe a lacuna entre esses grupos, nos quais os clientes transitam. Contudo, todos os setores sempre convergem em um denominador comum: os compradores. Eles podem participar direta ou indiretamente da compra, atuando como influenciadores, usuários finais ou até mesmo não usuários.

Ao entender os diferentes grupos de compradores, as empresas podem obter novos insights para desenvolver estratégias mais assertivas, focando em segmentos que podem estar sendo ignorados. Além disso, é importante lembrar que o lucro muitas vezes está oculto em produtos e serviços complementares. Dessa forma, o segredo é definir a solução total procurada pelos clientes, considerando toda a experiência de compra, ou seja, o que acontece antes, durante e após o uso dos produtos e serviços.

Por exemplo, sistemas operacionais e aplicativos são frequentemente utilizados em conjunto com lojas virtuais, cursos, sites e outros projetos, de modo a abranger todas as etapas da jornada do cliente, aumentando assim o faturamento.

Validando novas oportunidades de negócio

Qualidades como foco, singularidade e mensagem consistente são fundamentais para uma validação inicial do negócio. Uma boa maneira de testar sua estratégia é verificar se ela possibilita a criação de um slogan vigoroso e autêntico.

Por exemplo, o Cirque du Soleil se destacou no mercado ao se posicionar de uma maneira totalmente inovadora. Enquanto seus concorrentes focavam em espetáculos com animais, performances artísticas espalhadas por vários picadeiros e vendas com descontos para grupos, o Cirque du Soleil pensou fora da caixa. Eliminou os altos custos com a manutenção de animais e concentrou-se nas performances artísticas.

Agora, os palhaços passaram a ter formas mais encantadoras e refinadas, a lona ganhou um toque de glamour e os clientes passaram a usufruir de maior conforto. Os acrobatas ficaram mais elegantes, embora com um papel reduzido, acrescentando um tom mais artístico com danças, músicas e produções variadas. A proposta se aproximou mais do público teatral, atraindo admiradores da arte cênica.

Enquanto seus concorrentes ofereciam apresentações desconectadas, o Cirque du Soleil criou um enredo e um tema para cada espetáculo, aproveitando elementos dos shows da Broadway e das apresentações de balé. Deste modo, trilha sonora, iluminação e tempo de cada ato foram planejados para criar uma experiência visual e sensorial sofisticada.

Como resultado, a demanda cresceu exponencialmente, enquanto os custos operacionais diminuíram, permitindo alcançar diferenciação e baixo custo simultaneamente. O grande diferencial também garantiu a fidelização do público, pois cada nova apresentação trazia uma temática inédita, incentivando os espectadores a voltarem para assistir ao próximo espetáculo.

O sucesso do negócio é tão avassalador que, mesmo em 2020, quando, devido à pandemia, a empresa viu sua receita cair de 1 bilhão de dólares a zero, beirando a falência, o Cirque du Soleil demonstrou flexibilidade e resiliência para lidar com a crise. Assim que retomou suas atividades, esgotou todos os ingressos de sua primeira apresentação, um feito que muitas empresas não conseguiram alcançar.

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