O termo Inteligência Artificial (IA) foi utilizado pela primeira vez em 1956, durante a Conferência de Dartmouth, marco que deu início oficial aos estudos formais sobre o tema. Desde então, vários foram os avanços que nos levaram até onde estamos hoje.
A Inteligência Artificial se trata de uma área multidisciplinar que envolve entre muitas coisas, a aprendizagem da máquina, o processamento de linguagem natural e a visão computacional. Deste modo, a IA possibilita que os computadores processem grande volume de dados de maneira inteligente, aprendendo com as experiências e tomando decisões com base neste conhecimento obtido.
Neste artigo, vamos aprofundar as várias aplicações práticas da IA para melhorar a tomada de decisão e entender como as grandes empresas estão se beneficiando destes avanços.

Afinal, como a IA está sendo utilizada para melhorar a tomada de decisão?
A IA é capaz de desenvolver grandes modelos de linguagem (LLMs) que proporcionam tomadas de decisões com alto grande de precisão em segundos. Sendo exatamente este diferencial que está sendo utilizado para melhorar a tomada de decisão nas empresas.
Deste modo, como forma de usufruir dos inúmeros benefícios proporcionados pela IA, as empresas fazem seu uso nos mais diferentes casos:
Análise preditiva
A análise preditiva faz o uso de dados históricos a fim de identificar padrões e prever futuras tendências. Diante disso, as empresas podem se antecipar aos movimentos do mercado, realizando ações como personalização de campanhas de marketing, avaliação de riscos, evitar possíveis gargalos na produção, criar sistemas de recomendações, entre outras ações.
Um bom exemplo é a Rolls-Royce, fabricante de motores para aeronaves, que utiliza da análise preditiva para reduzir a quantidade de carbono produzida por suas peças e otimizar a manutenção de modo que os aviões permaneçam voando por mais tempo.
Para isso, ela desenvolveu uma plataforma chamada Intelligent Engine por meio da qual realiza o monitoramento dos motores da marca, além de acompanhar as condições do espaço aéreo e a forma como os pilotos utilizam seus motores. Após esta análise os dados são integrados a sua plataforma que informa o período adequado de manutenção de cada equipamento, otimizando a vida útil do motor.
Devido a precisão das informações sobre cada motor, é possível desenvolver para cada peça um tempo de manutenção personalizada a sua demanda específica, não os tratando como um conjunto de peças com a mesma demanda de manutenção. Deste modo, a IA está sendo utilizada de forma prática para melhorar a tomada de decisão da empresa.
Detecção e prevenção de fraudes
Outra forma prática da IA para melhorar a tomada de decisão das empresas é por meio da detecção e prevenção de fraudes. A Inteligência Artificial auxilia as empresas a analisar um grande volume de transações em tempo real, detectando anomalias e adotando medidas proativas de prevenção a fraudes.
Por exemplo, a equipe de cibersegurança e antifraude da Mastercard desenvolveu por meio da inteligência artificial (IA) generativa um programa para detecção e prevenção de fraudes chamado de Decision Intelligence Pro.
O programa é treinado com dados de cerca de 125 bilhões de transações anuais da empresa e permite aos bancos uma melhor avaliação sobre as transações suspeitas em tempo real, podendo entender se são de fato legítimas ou não.
Assistentes virtuais
Uma aplicação prática da IA bem comum nas empresas são as assistentes virtuais. No dia a dia, muitas pessoas lidam com Google Assistant, Siri ou Alexa, usufruindo de maior praticidade no momento de administrar suas agendas, marcar reuniões, realizar pesquisas rápidas, responder a perguntas específicas, acionar alarmes, enviar lembretes importantes, obter informações de maneira rápida e controlar dispositivos eletrônicos.
Essas assistentes processam rapidamente um grande volume de informações, tornando a rotina mais dinâmica e organizada. Com todos estes benefícios, as empresas passam a usufruir de uma maior produtividade, uma vantagem que repercute nos vários setores do negócio.
Outra vantagem das assistentes virtuais é a fácil integração com ferramentas de gestão de projetos como Notion, Trello ou Slack, deste modo, os colaboradores são notificados sobre os prazos ou atualizações de projetos em tempo real.
Reconhecimento de voz e texto
Por fim, outra aplicação prática de IA para melhorar a tomada de decisão é o reconhecimento de voz e texto. Ferramentas como Microsoft Azure Speech Services ou Google Speech-to-Text realizam a transcrição de áudios para textos de maneira automática, facilitando o desenvolvimento de documentos e relatórios.
Esses programas são especialmente úteis em reuniões, onde as transcrições automáticas garantem uma maior produtividade, permitindo que as empresas documentem decisões e criem relatórios com rapidez e precisão.
Concluindo, várias são as aplicações práticas da IA para melhorar a tomada de decisão nas empresas, as quais compreenderam que não podem ficar para trás no quesito de avanços tecnológicos.
Logo, se você também deseja que sua empresa se mantenha competitiva no mercado por meio de sistemas personalizáveis, que sejam práticos e lhe proporcionem um retorno satisfatório, nos da Caristeo Tecnologia somos a melhor escolha!
Com know how e vários cases de sucesso, possuímos o projeto perfeito para seu negócio! Entre em contato com nosso time Clicando Aqui!