Na Era Digital as mudanças são rápidas e constantes, deste modo, as empresas que conseguem acompanhar essas constantes inovações saem na frente das demais.
Embora não seja fácil ficar por dentro de todas as novidades, quando você consegue se manter conectado, por consequência, usufrui de conquistas consideráveis.
Por exemplo, a Airbnb, aplicativo de reserva de acomodações, em apenas quatro anos se expandiu para 30 mil cidades, estando presente em 192 países.
Por meio de uma experiência presencial no formato online a empresa acompanhou a transformação digital, garantindo uma boa fatia do mercado de aluguel de temporada.
Do mesmo modo, muitas outras empresas estão alcançando resultados concretos por meio da transformação digital.

Cases de sucesso
Além da Airbnb, várias outras empresas também obtiveram êxito por meio das inovações tecnológicas, por exemplo:
Amazon:
No ano de 2019, a Amazon alcançou o posto de empresa mais valiosa de todo o mundo. A empresa nasceu em 1994 em uma garagem de Seattle, nos Estados Unidos, como uma proposta de venda de livros usados. Rapidamente, adotou inovações que lhe permitiram investir em redes de distribuição e tecnologia para armazenamento de informação.
Atualmente, além de operar no mercado de armazenamento de dados na nuvem com a Amazon Web Services (AWS), também possui contrato com a CIA (agência de inteligência americana), sendo responsável por gerenciar dados sigilosos.
Rapidamente, a Amazon se tornou uma gigante do marketplace e também umas das maiores plataformas criadora de conteúdo da indústria do entretenimento, usufruindo da transformação digital.
Nubank
Uma das áreas de maior transformação digital foi o financeiro. Embora os bancos ainda lucrem muito, as fintechs ganharam um espaço significativo no mercado.
Embora o Nubank não tenha vivenciado uma transformação digital, mesmo assim, usou a inovação tecnológica como propulsor para seu sucesso desde no seu início.
Em um mercado no qual a cobrança de taxas é algo comum, o Nubank nasce em 2013, se destacando rapidamente por seus serviços digitais, internacionais e sem anuidade.
Além disso, em 2017 a fintech lança a NuConta, uma conta digital administrada por aplicativo, contendo todos os serviços dos bancos tradicionais.
Em contramão dos roteiros de atendimento rígidos, ele aposta em um atendimento humanizado, aumentando a satisfação dos seus clientes.
Outras inovações são a funcionalidade Boleto Compartilhado no App e o Nubank Ultravioleta, com sala VIP exclusiva no Aeroporto Internacional de São Paulo.
De acordo com Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, atualmente o Nubank vale US$ 51,6 bilhões (aproximadamente R$ 295 bilhões), ocupando o quarto lugar na lista das empresas mais valiosas da América Latina.
Exemplos de transformação digital
Assim como o Nubank, Amazon e o Airbnb alcançaram resultados expressivos por meio da transformação digital, várias outras empresas também têm se destacado por inovações tecnológicas.
Alguns exemplos práticos que podem ser aplicados no seu negócio são:
Assinatura eletrônica:
Considerando a correria do dia a dia, a assinatura eletrônica surge como uma alternativa prática para facilitar o fechamento de acordos. A adesão é promissora, somente em 2024, a assinatura do governo foi utilizada 120 milhões de vezes.
Gestão de documentos online:
Uma solução prática para empresas que desejam organizar sua documentação de forma digital, reduzindo custos e aumentando a agilidade. Esse processo envolve o armazenamento, organização e gerenciamento de arquivos por meio de um sistema tecnológico, facilitando a busca e garantindo a segurança dos dados.
Big Data:
Outra transformação digital vivenciada pelas empresas é a administração de um grande volume de dados, o Big Data. Segundo dados do Statista, até 2027 o mercado global de Big Data deve crescer $ 103 bilhões de dólares até 2027, se tornando o maior segmento de software, com 45% de participação.
O Big Data se trata de um conjunto de dados com grande volume, complexidade e variedade presente em diversas fontes como sensores de máquinas, câmeras de tráfego, dispositivos móveis, entre outros. Essa organização de informações possibilita a resolução de problemas e auxílio para tomadas de decisões.
Além disso, essa tecnologia também auxilia no desenvolvimento de produtos, serviços, integração de dados e melhora na experiência do cliente.
Aplicativos personalizados:
O desenvolvimento de aplicativos personalizados a necessidade do cliente também é outro grande diferencial, afinal, esta transformação digital possibilitou a alavancagem de grandes empresas no mercado.
Por exemplo, a T&M Personalizados, empresa nacional de uniformes personalizados, conquistou uma otimização de 86,67% e 95% no processo operacional por meio de software desenvolvido pela Caristeo Tecnologia.
Isso é possível porque os aplicativos personalizados permitem que as empresas ofereçam produtos e serviços de acordo com o perfil de seus clientes, tornando o atendimento único.
Algumas vantagens dos aplicativos personalizados são: acompanhamento do processo de vendas em tempo real, realização de ofertas e promoções, escala nas vendas, coleta de dados, entre outras possibilidades.
Para desenvolver um aplicativo personalizado, o primeiro passo é entender a demanda específica do negócio e o tempo para se desenvolver pode variar dependendo da complexidade e requisitos desejados.
Contudo, se trata de uma transformação digital que não pode ser ignorada, pois garante competitividade no mercado. Deste modo, se você deseja saber mais detalhes sobre o desenvolvimento de um aplicativo para o seu negócio, não perca tempo! Entre em contato ainda hoje Clicando Aqui!