O Brasil se destaca como líder no uso de IA generativa, superando países como Espanha, França, Austrália e até Estados Unidos, berço do termo IA generativa.
Segundo dados da pesquisa realizada pela consultoria global Oliver Wyman indicam que 57% dos brasileiros utilizam IA no dia a dia, tanto para uso pessoal, como também para trabalho.
A pesquisa também destaca que a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) faz maior uso da IA. Comportamento que reflete a familiaridade com a tecnologia.
Contudo, mesmo com avanços consideráveis, a maior parte dos brasileiros ainda não confia na veracidade das informações geradas pela IA generativa.
Entretanto, essas pesquisas refletem o impacto da IA generativa e automação na produtividade corporativa. Saiba a seguir quais as aplicações da IA generativa, os principais desafios e oportunidades e entenda qual o futuro da automação.

Aplicações da IA generativa
As inovações tecnológicas estão presentes em todos os lados, por exemplo, os aplicativos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada cliente ou mesmo os Chatbots, sistema que proporciona suporte personalizado por 24h.
Outras formas de aplicação são os filtros de spam, assistentes virtuais, otimização de anúncios, automação de marketing, telemedicina, análise genômica, robótica médica, manufatura inteligente, manutenção preditiva, entre outras possibilidades.
Deste modo, a IA generativa está presente em todos os setores ampliando as possibilidades e aumentando o faturamento por meio da automação, o que respalda o resultado da pesquisa realizada pela empresa global de consultoria Korn Ferry.
Segundo os dados da pesquisa, cerca de 82% dos executivos seniores acreditam que a inteligência artificial gera um impacto significativo em suas empresas.
Já a Organização Global Conference Board, informou que 56% dos trabalhadores utilizam a IA generativa no trabalho.
Esses números reforçam a necessidade de uma rápida adaptação da liderança das empresas no uso da IA generativa, de maneira que possam usufruir de todas as inovações tecnológicas.
De outro modo, o risco de estagnação seria ameaçador, uma vez que todas as empresas competitivas estão em constante atualização, acompanhando as novas demandas do mercado.
Desafios e oportunidades
Deste modo, apesar de todos os avanços proporcionados pelas novas tecnologias, também existe o desafio da constante atualização em um tempo em que a cada minuto algo novo é lançado, exigindo tempo e recursos alocados para novos treinamentos.
Ainda assim, as vantagens que a inovação tecnológica oferece é ímpar. Somente em 2024, 72% das empresas em todo o mundo já tinham adotado o uso da IA generativa, um avanço de 55% quando comparado ao ano anterior.
Segundo o estudo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), indicou que 51% das empresas que utilizam Inteligência Artificial na América Latina (AL), obtiveram lucro, sendo que a maioria registrou um retorno financeiro satisfatório.
Entretanto, mesmo diante destes números, ainda hoje muitas empresas possuem receio de adotar a IA por medo de substituir a mão de obra humana ou por temer o desconhecido. Porém, na Era da Tecnologia na qual nós vivemos, as inovações tecnológicas devem ser vistas como aliadas, não como ameaças.
Neste caso, contar com uma empresa de tecnologia que proporcione esse suporte seria a melhor opção, uma vez que cabe à está Software House se manter atualizada, enquanto seus projetos estão sendo desenvolvidos conforme a necessidade do seu negócio.
O futuro da automação
À medida que a tecnologia avança, ela se torna mais integrada às operações das empresas. Sendo a IA generativa apenas o início de uma revolução no campo corporativo.
Nos últimos anos os avanços foram tão significativos que mais de US$1,7 bilhão foi investido em soluções de IA. Segundo a Gartner neste ano de 2025, mais de 30% dos novos medicamentos serão descobertos por meio da IA generativa.
Deste modo, vários setores estão usufruindo destes avanços tecnológicos como o marketing e mídia, setores farmacêuticos, automotivo e aeroespacial.
A automação com IA generativa está impactando a produtividade corporativa, conduzindo as empresas para um futuro onde os avanços tecnológicos serão ainda mais significativos e estarão presentes com maior peso nas operações diárias.
Desta forma, para que seu negócio não fique obsoleto, é importante investir em tecnologias que ofereçam serviços personalizados aos seus clientes, de forma simples e intuitiva, de maneira a garantir a fidelização dos mesmos.
Considere que clientes satisfeitos tendem a indicar seu negócio a outros clientes por meio do famoso “marketing boca a boca”, sempre eficaz.
Além disso, a IA generativa também possibilita a captação de novos clientes, além de proporcionar a escala na entrega do serviço, para isso, basta utilizar as ferramentas certas ao seu favor.
Na Caristeo Tecnologia, desenvolvemos estratégias personalizadas para impulsionar o crescimento do seu negócio com eficiência e inovação. Trabalhamos de forma alinhada às suas necessidades e objetivos. Fale com a gente e transforme sua ideia em realidade. Clique aqui e descubra como podemos ajudar você a ir mais longe!