As Lideranças Tecnológicas e Influência na Política caminham lado a lado, considerando os impactos significativos nos avanços tecnológicos no mundo e a influência que os grandes líderes de tecnologia exercem na elaboração de políticas públicas, podemos considerar o quanto já avançamos e ainda podemos progredir no cuidado ao outro. 

A tecnologia é uma grande aliada de todos os setores, sejam estes públicos ou particulares. Deste modo, desde grandes empresas como a montadora japonesa Nissan, que desenvolveu o Showroom Virtual Nissan, por meio do qual é possível uma interação com o produto antes da compra, até pequenas empresas que usufruem de aplicativos mais simples para aumentar seu número de vendas e até políticas públicas, são ações imprescindíveis para transformações bem-sucedidas na Era da Indústria 4.0. 

Logo, todo o mercado busca acompanhar as tendências tecnologias para não ficar para trás, incluindo o setor público por meio do qual políticas públicas são elaboradas e desenvolvidas tendo em vista beneficiar a todos do país, em especial, pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações em áreas como educação, meio ambiente, saúde, habitação, assistência social, transporte, lazer, segurança, entre outros setores com objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos. 

O que são políticas públicas? 

As políticas públicas são ações realizadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) que visam assegurar o cumprimento dos direitos assegurados na Constituição. 

Enquanto o Poder Legislativo (vereadores e deputados), o Poder Executivo as coloca em prática. Enquanto isso, a sociedade acompanha as tomadas de decisões e participa de sua implementação. Deste modo, as políticas públicas, por meio de programas, conjunto de projetos e atividades realizadas pelo governo, possuem o propósito de garantir que todos os cidadãos usufruam de seus direitos. 

Entre os vários avanços da tecnologia nas políticas públicas, estão as TICs (tecnologias da informação e comunicação) na educação, com ações que contribuem para o aumento da modalidade do ensino a distância, favorecendo o uso de tablets, e o acompanhamento da frequência por meio do reconhecimento facial ao invés da tradicional verificação analógica.

Como incentivo ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) o governo investiu cerca de R$ 15 bilhões em políticas públicas. 

Além disso, vários debates estão ocorrendo entre a liderança, sobre políticas públicas e a proteção a dados pessoais frente o uso da Inteligência Artificial, e a educação para as novas demandas da economia digital.

O papel dos líderes de tecnologia na formação de políticas públicas

Grandes líderes de tecnologia caminham lado a lado das políticas públicas, enquanto alguns são mais discretos, outros não passam despercebidos. Entre os mais populares se destaca o Steve Jobs, sempre a frente do seu tempo, ele estabeleceu o crescimento para a Apple para os anos vindouros. Embora tenha uma reputação controversa, ela deixou um legado de políticas de privacidade e segurança de dados que se estenderia para todos os setores tecnológicos.  

Já Larry Page e Sergey Brin, ainda cursando o doutorado na Universidade Stanford criaram o Google. A empresa possui participação ativa nas políticas públicas por meio de parcerias com o Estado em áreas como serviços digitais, empregos, segurança pública, planejamento urbano, transportes, geoprocessamento e inteligência de dados. A empresa possui uma carteira de serviços alinhada à cultura do governo, e disponibiliza todo seu repertório de dados e informações para tomadas de decisões. 

Deste modo, podemos observar o impacto significativo dos líderes de tecnologia na formação de políticas públicas. Além da grande influência, todas as informações e ferramentas são de grande serventia no cumprimento dos direitos assegurados na Constituição.

A interseção entre inovação, regulação e o futuro do mercado

No cenário atual, é notável a crescente conscientização por parte do governo sobre o valor intrínseco da inovação. Afinal, na Era da Indústria 4.0, a inovação se revela a força motriz por trás das transformações bem-sucedidas.

Diante desses constantes avanços tecnológicos é imprescindível o desenvolvimento de um ambiente regulatório que não apenas permite, mas também incentiva o florescimento da inovação, impulsionando o crescimento econômico e a competitividade.

Contudo, para isso, é necessário a implementação de políticas públicas que visem o cumprimento da Lei sobre a proteção de dados, direitos autorais, concorrência desleal, segurança do consumidor e que também garantam condições equitativas para empresas de todos os tamanhos.

Deste modo, temos diante de nós um grande desafio, de criar regulamentos que acompanhem a rapidez dos avanços tecnológicos sem se tornarem obsoletos, mas caminhem no ritmo que garanta segurança a todos, ao mesmo tempo que não seja uma barreira à inovação. 

Concluindo, podemos perceber que as Lideranças Tecnológicas possuem um papel fundamental nas políticas públicas, principalmente por possuírem ferramentas que favorecem ações efetivas do governo. Na Era da Indústria 4.0 seu negócio não pode ficar para trás! Se você está em busca de desenvolver aplicativos ou softwares para acelerar o crescimento do seu negócio e garantir a competitividade do mercado, nós da Caristeo Tecnologia podemos te ajudar.  Entre em contato conosco Clicando Aqui e saiba mais!