Diante da Era Digital, marcada por rápidas e contínuas mudanças tecnológicas que afetam a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e vivem, acompanhar essas inovações e saber como se beneficiar delas não é uma opção, mas um instinto de sobrevivência.
Além de uma quantidade ampla de informações disponível a “todos” em questão de segundos, a Era Digital também é marcada pela interação entre o mundo físico e virtual, cidades inteligentes e uma gama de tecnologias como blockchain, inteligência artificial, realidade virtual e Internet das Coisas (IoT). Deste modo, a Transformação Digital e Eficiência Operacional são indispensáveis para a competitividade e a sustentabilidade do negócio, algo possível por meio de uma transformação cultural estratégica.

Quais são os impactos da transformação digital no mercado de trabalho?
Segundo uma pesquisa realizada pela Pwc Brasil em 2023, 69% das empresas esperam alcançar Eficiência Operacional com a implementação da Transformação Digital, principalmente por meio da automação de tarefas operacionais.
Contudo, para isto é necessária uma transformação cultural estratégica, o que exige tempo e dedicação até que se torne algo sustentável e competitivo.
Vale destacar que a mesma pesquisa enfatiza que 12% das organizações desenvolveram novas áreas voltadas ao digital, inovações ou estruturação de equipes, deste modo, especialistas em soluções de nuvem, gestão de infraestrutura e automação de processos se tornaram mais requisitados.
Transformação cultural estratégica
Todo o dinamismo ao qual estamos expostos também alcança as empresas, sejam estas micro ou macro, todas estão vivenciando processos que estão moldando suas estratégias, cultura organizacional e estrutura.
De acordo o Estudo Nacional sobre a Evolução da Inovação de Negócios e da transformação digital realizado em 2022, com 80 empresas de grande porte. 67% apresentaram a cultura organizacional como principal desafio da Transformação Digital.
Em busca de Eficiência Operacional, as empresas estão desenvolvendo produtos e serviços inovadores, surpreendendo seus clientes e investindo em uma cultura que valoriza a agilidade e criatividade.
Deste modo, não se trata apenas de manter a competitividade por meio de novas tecnologias, mas também de entender quais as necessidades das equipes e clientes, de maneira individual e coletiva.
Logo, é importante compreender que a transformação cultural de uma empresa não se trata de algo único, mas sim de um processo contínuo, considerando as várias adaptações necessárias ao longo do tempo para continuarem competitivas no mercado, principalmente nos dias atuais onde as mudanças são cada vez mais rápidas e ocorrem em escala global, como no setor tecnológico.
Diante disso, a tendência é que a Transformação Digital se intensifique por meio de novas tecnologias, maiores expectativas dos consumidores e dos desafios globais resultantes destes rápidos avanços.
Contudo, para se implementar uma Transformação cultural estratégica é necessário entender que as mudanças vivenciadas na empresa ocorrem nos valores, crenças, costumes e comportamentos, um movimento gradual e influenciado por inúmeros fatores.
Para isso, a educação contínua é um ponto chave neste processo. Entender sobre os 4 pilares da Transformação Digital favorece a absorção da transformação cultural almejada na empresa.
Quais são os 4 pilares da transformação digital?
A Transformação Digital anda de mãos dadas com a mudança cultural da empresa, onde ambas caminham juntas para um mesmo fim, manter a empresa atualizada e competitiva no mercado.
Para vivenciar a Transformação Digital se faz necessário passar pelas etapas de transformação que ela exige, os 4 pilares da transformação digital:
Cultura Empresarial
Para vivenciar uma mudança cultural é necessário investir em uma mudança de mentalidade, entendendo o valor da colaboração, inovação e adaptação às novas tecnologias.
Tecnologia
Na Era Digital as inovações são constantes e precisamos nos adaptar rapidamente a elas. Logo, Softwares Inovadores, Soluções personalizadas e Inteligência Artificial devem ser inseridas nas empresas a fim de garantir Eficiência Operacional.
Experiência do Cliente
A Transformação Digital coloca o cliente no centro de suas estratégias. Para isso, é fundamental entender suas necessidades, preferências e expectativas com o intuito de fornecer uma Experiência do Usuário personalizada e relevante.
Por meio de uma análise e coleta de dados as empresas conseguem entender suas demandas e oferecer soluções adaptadas às necessidades de seus clientes, oferecendo serviços, suporte e produtos personalizados.
Colaboração
Por meio de plataformas colaborativas as empresas conseguem manter seu time alinhado, favorecendo uma maior Eficiência Operacional.
Além disso, essa colaboração pode ocorrer de maneira interna (entre colaboradores) e externa (fornecedores, parceiros e clientes) possibilitando tomadas de decisões mais seguras, assim como novas oportunidades de negócios.
Como o software pode otimizar processos e reduzir custos nas empresas?
Entendendo que os colaboradores não são simples usuários passivos da tecnologia, mas agentes ativos em sua utilização que favorecem impactos significativos dentro das instituições, se faz necessário que os gestores estejam atentos para atender as expectativas de seus colaboradores em relação a Transformação Digital.
Para isto, é necessário um suporte para que estes estejam capacitados, aptos a utilizar ferramentas eficazes, otimizando processos e reduzindo, por consequência, custos operacionais nas empresas.
Diante disto, o uso de software ou aplicativos são soluções viáveis e personalizáveis que ajudam sua empresa a alcançar a Eficiência Operacional.
Se você busca uma solução para vivenciar dentro da sua empresa uma real Transformação Digital, nós da Caristeo Tecnologia vamos te ajudar a alcançar seu objetivo, por meio de soluções personalizadas e inovadoras como:
- Softwares Inovadores.
- Soluções personalizadas.
- Experiência do Usuário.
- Inteligência Artificial.
Entre em contato conosco Clicando Aqui e saiba mais!