Apesar do termo ter nascido no final da década de 1990, o modelo de negócios se tornou popular apenas no início dos anos 2000. A empresa pioneira se chamava Salesforce e foi a primeira a oferecer softwares de CRM por assinatura.

À medida que o tempo foi avançando, o SaaS foi se destacando como um aliado dos negócios, afinal, ele oferece uma maior flexibilidade, escalabilidade e redução de custos.

O negócio se mostrou tão promissor que segundo um estudo da Statista, existem mais de 30.800 empresas de SaaS em todo o mundo, sendo que a grande maioria estão sediadas nos Estados Unidos, onde também estão concentradas a maioria das empresas unicórnio de SaaS.

A principal característica do SaaS está em ter a internet como meio de acesso, deste modo, as empresas podem usufruir dos serviços em qualquer lugar, utilizando qualquer dispositivo conectado, sem a necessidade de instalar ou realizar atualizações. Um grande diferencial competitivo.

Entre os principais setores que utilizam do SaaS estão a análise de dados, serviços financeiros e áreas da tecnologia da informação como os gigantes Google, Microsoft e Salesforce.

Sobre SaaS

Saas, ou Software as a Service, se trata de uma entrega de software disponibilizada pela internet.

O provedor de SaaS é responsável pela gestão das ferramentas de software, do hardware e da aplicação, que são hospedadas em seu próprio data center ou em ambiente de nuvem. Os dados, por sua vez, são armazenados e administrados pelo próprio provedor e podem ser acessados pelos usuários por meio de navegadores web ou APIs.

Enquanto isso, as empresas pagam taxas recorrentes por assinatura ou uso ao adquirirem o software, tendo seus dados protegidos pelo provedor, que adota medidas como criptografía, auditorias, controle de acesso e protocolos de resposta a incidentes para garantir a segurança das informações.

Alguns exemplos de SaaS:

  • Gmail;
  • Outlook;
  • Microsoft 365;
  • Google Workspace;
  • Shopify;
  • Netflix;
  • Zoom.

Entre muitos outros.

O SaaS está presente no dia a dia de muitas pessoas e empresas, oferecendo acesso a softwares eficazes de maneira prática e simples diretamente do navegador ou aplicação móvel. Além disso, o modelo de assinatura possibilita o controle de escala de uso do software, tornando possível aumentar ou diminuir conforme necessidade.

Vantagens do SaaS

Além de todas as vantagens da citadas do SaaS, podemos destacar outros benefícios como menos custos iniciais, rápida implantação, possibilidade de escalar seu uso sob demanda, segurança, atualizações automáticas, análise de dados em tempo real e sua fácil integração a aplicações SaaS de terceiros a outros sistemas e plataformas por meio de APIs.

Os fornecedores de SaaS comumente hospedam aplicações e dados em seu próprio banco de dados e servidores, ou utilizam servidores de um terceiro provedor de nuvem. Ademais, estes fornecedores também gerenciam sistemas operacionais, plataformas e middleware.

Deste modo, logo após a assinatura o provedor de SaaS concede ao cliente acesso ao serviço contratado por meio do registro e login do usuário registrado no navegador Web.

Entre as aplicações SaaS mais usadas estão:

  • Plataformas para campanhas de e-mail marketing
  • Programas de controle financeiro e contábil
  • Aplicações voltadas à cibersegurança
  • Ferramentas para trabalho colaborativo
  • Serviços online de criação e edição de arquivos
  • Sistemas de atendimento ao cliente (contact center)

Entre outras alternativas.

O mercado de SaaS é tão promissor que em 2023 foi avaliado em US$ 273,55 bilhões, podendo chegar a US$ 908,21 bilhões até 2030. Uma taxa de crescimento anual de cerca de 18,7%.

Desafios do SaaS

Entre os principais desafios do SaaS estão as mudanças constantes no mercado, a necessidade de maior proteção da privacidade dos dados, a complexidade de integração de vários sistemas e a dependência do fornecedor.

Ademais, o gerenciamento do fluxo de caixa e a retenção de clientes também são desafios recorrentes para as empresas de SaaS.

Deste modo, embora muitas empresas de SaaS sejam abertas por ano, mais de 90% das startups de SaaS fracassam. Entre os motivos mais comuns estão pesquisas erradas de mercado, mal gerenciamento financeiro, público alvo errado, perda do interesse do cliente e alta concorrência.

Oportunidades no mercado de SaaS

O mercado de SaaS oferece excelentes oportunidades para quem deseja atuar na área. Em 2022, startups do setor atraíram cerca de US$ 34 bilhões em investimentos de capital de risco. Já entre janeiro e maio de 2023, aproximadamente 119 empresas conseguiram financiamento por meio de rodadas de investimento.

Com o avanço da IA Generativa, o modelo SaaS passou a oferecer ainda mais vantagens por meio da personalização, tornando-se capaz de atender de forma mais eficaz às demandas dos mercados B2C, B2B e D2C.

Hoje, por meio da IA, os provedores de SaaS conseguem oferecer recursos de integração aprimorados, atraindo negócios que buscam por um equilíbrio entre os sistemas de nuvem e os locais. Essas integrações reduzem erros humanos e automatizam tarefas.

A estimativa é que, até 2025, cerca de 85% de todos os aplicativos de negócios sejam baseados em soluções SaaS. Se você está em busca de uma alternativa eficiente para acompanhar essa tendência e impulsionar o seu negócio, a Caristeo Tecnologia tem o know-how necessário para atender às suas necessidades. Fale com a gente Clicando Aqui!