Diante de produtos e serviços produzidos em massa para atender a grande demanda do mercado, a personalização digital surge como um diferencial, oferecendo ao cliente uma experiência na qual ele se sente único.

Com o mercado cada vez mais exigente, os clientes já esperam por isso, conforme mostra a pesquisa realizada pela McKinsey. Segundo seus dados, 71% dos clientes esperam por serviços personalizados e 76% se sentem frustrados quando essa personalização não ocorre.

Dessa forma, a personalização não pode ser negligenciada; pelo contrário, deve ser desenvolvida para oferecer experiências positivas até mesmo aos usuários mais exigentes.

Resultados da personalização digital

Os resultados da personalização digital são expressivos. Ainda segundo a entrevista realizada pela McKinsey, a personalização pode reduzir os custos de aquisição de clientes em até 50%, aumentar a receita entre 5% e 15%, e elevar o retorno sobre o investimento (ROI) em 10% a 30%.

É importante considerar que uma boa experiência do usuário aumenta a fidelização dos clientes. Clientes satisfeitos tendem a se manter leais à marca e contribuem até 67% a mais para o faturamento dos negócios, em comparação com novos consumidores.

De acordo com os dados divulgados pela consultoria de gestão Bain & Company, quando se investe 5% em ações de retenção, este investimento tende a se reverter em um aumento de 95% de lucro para a empresa. Por este motivo, as empresas atentas ao comportamento do mercado estão investindo cada vez mais em programas de fidelidade, inserindo a personalização digital.

O impacto é tão significativo que segundo a ABEMF – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, no primeiro trimestre de 2023 o setor movimentou em média R$ 4,9 bilhões.

O que é personalização digital?

A personalização digital consiste na adaptação de mensagens, conteúdos e experiências de acordo com cada usuário — como se fosse uma “impressão digital” única para cada cliente.

Essa abordagem leva em conta a individualidade do consumidor, baseando-se em suas preferências, comportamentos e histórico de interações, a fim oferecer experiências mais relevantes e personalizadas.

No lugar de uma abordagem genérica, as empresas estão escalando operações personalizadas por meio de dados e tecnologias que proporcionam interações mais relevantes e significativas, aumentando deste modo o engajamento, chances de conversão e ganhando clientes fiéis à marca.

Deste modo, a personalização se trata de conhecer todos os gostos de uma pessoa, oferecendo algo que está no centro de sua necessidade, resultando em um tratamento diferenciado no qual o cliente se sente de fato visto.

Como desenvolver a personalização digital?

A personalização digital é uma poderosa aliada das empresas, pois permite a criação de conteúdos e ações mais eficazes, direcionados ao público-alvo ideal.

Ao adotar essa estratégia, as empresas otimizam seus investimentos e evitam gastos com abordagens genéricas que não as conduzem ao seu verdadeiro objetivo: alcançar o cliente certo.

Deste modo, a personalização se tornou uma real necessidade para as empresas que buscam prosperar em um mercado cada vez mais exigente.

Para isso, são utilizadas ferramentas de análise de dados e algoritmos inteligentes que possibilitam segmentar seu público-alvo, oferecendo ofertas e mensagens relevantes com maior precisão.

Além disso, a personalização digital vai muito além do conteúdo de marketing. Ela pode se estender por toda jornada de compra. Por exemplo, um de nossos cases de sucesso é a T&M Uniformes Personalizados, parceira oficial da RD Station e fornecedora para clientes como o QuintoAndar.

Uma das dificuldades enfrentadas pela empresa era a de dar conta de todos os processos em tempo hábil, como forma de solucionar este problema, nós da Caristeo Tecnologia, desenvolvemos um aplicativo personalizável transformando a experiência do usuário.

Com isso, o que antes demorava 25 minutos caiu para menos de 2 minutos. Essa eficácia resultou em um ganho de eficiência de cerca de 90% e um potencial de vendas quadruplicado.

Logo, a empresa não apenas acelerou as operações como também aumentou a prospecção e os lucros. Agora, os próprios clientes acessam o sistema, revisam o pedido e realizam as alterações que desejam com facilidade.

Quais são os principais benefícios da personalização digital?

Entre as principais vantagens de realizar a personalização digital, estão:

Aumentar a taxa de conversão:

Como a oferta está sendo destinada a pessoa certa, isso a torna mais atraente, aumentando a probabilidade de os usuários comprarem o produto e interagirem com a marca.

Fortalecimento do relacionamento com o cliente:

Outro ponto de destaque é o fortalecimento do vínculo estabelecido com o cliente, pois este ao perceber que a empresa se importa com suas necessidades e preferências individuais desenvolve um relacionamento duradouro com a marca, se tornando um cliente fiel.

Se destacar da concorrência:

A personalização digital também favorece o destaque da empresa, oferecendo uma experiência única que outros não oferecem. Deste modo, você cria um oceano azul, saindo do oceano vermelho da mesmice por meio de um serviço singular.

Se você busca um diferencial competitivo para o seu negócio, este é o momento de se destacar com um aplicativo personalizado. Um app que se comunique diretamente com seu cliente e ofereça experiências únicas — algo que seus concorrentes ainda não entregam.

A Caristeo Tecnologia possui a experiência que você precisa para desenvolver o projeto ideal para seu negócio. Você não precisa esperar para depois! Entre em contato conosco Clicando Aqui!